A Goivo (Matthiola incana), é uma planta originária da região mediterrânea. Popularmente também é

conhecida como Goiveiro-encarnado, Goiveiro-da-rocha , Goivo-encarnado, Goiveiros,Goivos e Matióla.
Características
A planta é uma variedade graciosa e rústica, chega à altura média de 45 cm e as flores geralmente têm cores claras que variam entre o branco e o violeta, existindo vasta gama de tonalidades intermediárias. Ela é amplamente usada para decoração e exala aroma agradável, uma característica que, em alguns tipos, é mais intensa no período da noite.
O Plantio da Planta
A Goivo deve ser plantada em local com sol pleno ou, pelo menos, meia sombra, em um solo fértil e com irrigação regular. A planta não resiste ao uso excessivo de água e prefere terrenos arenosos, sendo recomendada a adubação mensal durante seu período de desenvolvimento. A germinação das sementes ocorre no verão e no outono, enquanto o florescimento acontece durante a primavera. Para realizar a semeadura no período do inverno com sucesso é necessário que a prática seja feita em uma estufa.
O plantio destas flores pode ser muito agradável para os amantes da decoração, sendo as inflorescências uma ótima opção para buquês e arranjos florais. Além disso, ela possui a vantagem de crescer rapidamente, se comparada a outras variedades comuns de plantas. A Goivo também é versátil e adapta-se bem a vasos, canteiros e floreiras, sendo ainda muito resistente ao frio.
Processo de Transplantação da Flor
Após o desenvolvimento da planta, sua transplantação deve ocorrer preferencialmente durante o período da primavera. O espaçamento ideal entre as plantas é de 15 cm e o local escolhido deve ser abrigado e soalheiro.
Regiões
Embora a planta prefira regiões de clima ameno, ela pode ser plantada em locais de clima temperado, desde que dentro do ambiente de uma estufa.
0 comentários:
Postar um comentário